Venha conhecer...

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dicas para viver com entusiasmo:


1. AFASTE-SE DAS PESSOAS E DOS FATOS NEGATIVOS:
Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.


2. ACREDITE EM SEUS "INSGHTS" POSITIVOS
Os vencedores são aqueles que acreditam nas suas idéias.


3. NÃO RECLAME CONSTANTEMENTE:
Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa azeda. É insuportável conviver com pessoas que só vivem se queixando!


4. CULTIVE A ALEGRIA E O BOM HUMOR... APRENDA A SORRIR!

Terapia do Riso- Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo. O sorriso tem um efeito poderoso em nossa vida: as pessoas que zombam dos próprios erros, são mais felizes e mais fortes.


5. ILUMINE SEU AMBIENTE DE TRABALHO E SUA CASA:

A escuridão traz a depressão. O ambiente determina a condição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem.


6. SEJA ALGUÉM DISPOSTO A COLABORAR COM OS OUTROS:

Traga as pessoas mais próximo de você. Participe,converse com as pessoas com as quais convive. Interesse-se pelas pessoas à sua volta!


7. SURPREENDA AS PESSOAS COM MOMENTOS MÁGICOS:

Contagie os outros... Faça com que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura de entusiasmo que envolve você!


8. FAÇA TUDO COM SENTIMENTO DE PERFEIÇÃO:
Faça as coisas com vontade de fazer! Não faça nada pela metade!Faça as coisas com desejo de acertar e de criar o mais correto possível.


9. HAJA PRONTAMENTE! FAÇA AGORA! "DO IT NOW!"
Não postergue, não deixe para amanhã. Quando tiver alguma coisa para fazer, faça imediatamente. Sentiu que é o momento certo? - Aja!


10. ENTUSIASMO SIGNIFICA TER DEUS DENTRO DE SI:
Descubra o Entusiasmo na Vida! Seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Não

espere as condições ideais, faça o Entusiasmo ocorrer pela crença de que somos capazes de realizações eficazes, de vencer obstáculos.



sábado, 14 de junho de 2008

O que é Segurança do Trabalho???


Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.Porque minha empresa precisa contituir equipe de Segurança do Trabalho? Porque é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.


Onde atua o profissional de Segurança do Trabalho?

O profissional de Segurança do Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla. Ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais.



O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho???
inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes; inspeciona os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios, para certificar-se de suas perfeitas condições de funcionamento; comunica os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios, para propor a reparação ou renovação do equipamento de extinção de incêndios e outras medidas de segurança; investiga acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis; mantém contatos com os serviços médico e social da empresa ou de outra instituição, utilizando os meios de comunicação oficiais, para facilitar o atendimento necessário aos acidentados; registra irregularidades ocorridas, anotando-as em formulários próprios e elaborando estatísticas de acidentes, para obter subsídios destinados à melhoria das medidas de segurança; instrui os funcionários da empresa sobre normas de segurança, combate a incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes, ministrando palestras e treinamento, para que possam agir acertadamente em casos de emergência; coordena a publicação de matéria sobre segurança no trabalho, preparando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção de acidentes; participa de reuniões sobre segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema existente.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Alcooldutos podem reduzir custos do transporte em 30%



O Brasil ainda engatinha na integração modal para o transporte de carga e na resolução de seus entraves logísticos, basta notar as variadas queixas da iniciativa privada e dos gestores públicos. Assim, a exportação e até o consumo interno de produtos como o álcool e o etanol, que são produzidos em grande escala e a preços baixos no País, acabam se tornando mais caros do que deveria. Nos casos dessas cargas, a logística é determinante para a competitividade. Calcula-se que a utilização adequada de todos os modais e a expansão das redes de dutos poderiam reduzir em mais de 30% os custos de transporte dos combustíveis.

A Transpetro, braço logístico e de transporte da Petrobras, contabiliza investimentos de US$ 6,3 bilhões até 2011. Estão previstos a construção dos primeiros 1.056 quilômetros de alcooldutos da estatal, além de outros cinco mil quilômetros de novos gasodutos e de dois mil quilômetros de rede de oleodutos. Segundo o coordenador de Renováveis da empresa, Danny Aronson, os equipamentos da Transpetro têm capacidade atual para movimentar 600 mil metros cúbicos de etanol por ano. Com o investimento de US$ 1 bilhão apenas para os corredores de alcoolduto, a intenção é atingir o patamar dos oito milhões de metros cúbicos, ampliando a capacidade atual em mais de treze vezes.

segunda-feira, 2 de junho de 2008


"Sorte no trabalho não existe, existe PREVENÇÃO."

( E. P. I ) - Equipamento de Proteção Individual.


O EPI É UM DISPOSITIVO DE USO PESSOAL DESTINADO A PRESERVAR A SAÚDE
E INTEGRIDADE FÍSICA DO FUNCIONÁRIO NO EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES.
OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI), SÃO REGULAMENTADOS PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, EM SUA NORMA REGULAMENTADORA NR 6.

ESTA NORMA DEFINE QUE EPI É TODO DISPOSITIVO DE USO INDIVIDUAL, DESTINADO A PROTEGER A SAÚDE E A INTEGRIDADE FÍSICA DO TRABALHADOR.

A EMPRESA ESTÁ OBRIGADA A FORNECER AOS EMPREGADOS GRATUITAMENTE, EPI ADEQUADO AO RISCO E EM PERFEITA CONSERVAÇÃO E FUNCIONAMENTO.
A MELHOR MANEIRA DE SENSIBILIZAR E INFORMAR O USO CORRETO DE EPI, É ATRAVÉS DE PALESTRAS SOBRE SEGURANÇA, MOSTRANDO A DIMINUIÇÃO DOS RISCOS QUANDO SÃO UTILIZADOS ADEQUADAMENTE ESSES EQUIPAMENTOS.