Venha conhecer...

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ministério altera forma de registro do TST


O Ministério do Trabalho e do Emprego publicou, no Diário Oficial da União (D.O.U.) do dia 30 de maio, alterações na forma de registro do Técnico de Segurança do Trabalho. A partir da nova redação da NR-27, as Unidades Descentralizadas do MTE estão autorizadas a fazer o registro e, ele passa a ser feito diretamente na Carteira de Trabalho (CTPS). VejaVeja abaixo a nova redação com grifos nas partes mais importantes e também as exigências documentais para que o registro seja efetuado:MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 262 DE 29 DE MAIO DE 2008(DOU de 30/05/2008 – Seção 1 – Pág. 118)
O MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, o art. 3º da Lei n.º 7.410, de 27 de novembro de 1985, e o art. 7º do Decreto n.º 92.530, de 9 de abril de 1986, resolve:
Art. 1º O exercício da profissão do Técnico de Segurança do Trabalho depende de prévio registro no Ministério do Trabalho e Emprego.
Art. 2º O registro profissional será efetivado pelo Setor de Identificação e Registro Profissional das Unidades Descentralizadas do Ministério do Trabalho e Emprego, mediante requerimento do interessado, que poderá ser encaminhado pelo sindicato da categoria.
§ 1º O requerimento deverá estar acompanhado dos seguintes documentos:
I – Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, para lançamento do registro profissional;
II – cópia autenticada de documento comprobatório de atendimento aos requisitos constantes nos incisos I, II ou III do artigo 2º da Lei n.º 7.410, de 27 de novembro de 1985;
III – cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG); e
IV – cópia autenticada do comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
§ 2º A autenticação das cópias dos documentos dispostos nos incisos II, III e IV poderá ser obtida mediante apresentação dos originais para conferência na Unidade Descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego.
Art. 3º Permanecerão válidos os registros profissionais de técnico de segurança do trabalho emitidos pela Secretaria de Inspeção do Trabalho - SIT.
Art. 4º Os recursos interpostos em razão de indeferimento dos pedidos de registro pelas unidades descentralizadas serão analisados pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – DSST, da SIT.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 6º Ficam revogadas a Portaria SNT n.º 4, de 6 de fevereiro de 1992; a Portaria DNSST n.º 01, de 19 de maio de 1992; e a Portaria SSST n.º 13, de 20 de dezembro de 1995, que deu nova redação à Norma Regulamentadora – NR 27.CARLOS LUPI

terça-feira, 29 de julho de 2008

Conheça o CTA - Centro de Tecnologia Ambiental - Sistema FIRJAN







O CTA - Centro de Tecnologia Ambiental do Sistema Firjan situado no Bairro do Maracanã no Rio de Janeiro dispõe de profissionais de excelência, laboratórios científicos de última geração, e oferece serviços e cursos especializados, assessoria técnica e tecnológica na área de meio ambiente para todos os setores industriais.

O CTA disponibiliza: Laboratório de Toxicologia Ocupacional e Higiene Industrial, Laboratório de Meio Ambiente, Investigação de passivos ambientais, Gestão Amibental, Produção Mais Limpa, cursos e treinamentos na área, Consultorias e serviços.

O Centro de Tecnologia Ambiental fica localizado na Rua Morais e Silva, 53 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Amazônia-1 será o primeiro satélite totalmente desenvolvido pelo Brasil


O satélite Amazônia-1, com lançamento previsto para 2010, será o primeiro satélite de recursos terrestres totalmente desenvolvido pelo Brasil e será construído com base na Plataforma Multimissão-PMM, de médio porte, também desenvolvida pelo INPE e por indústrias brasileiras.Câmera para o satéliteO Amazônia-1 levará a bordo duas câmeras. A primeira é nacional, com resolução espacial de 40 m e capacidade de imageamento de uma faixa de 780 km.Já a câmera RALCam-3, fabricada na Inglaterra, produzirá imagens com resolução da superfície terrestre de cerca de 12 metros e com 110km de campo de visada. A tecnologia empregada nesta câmera é inédita em satélites brasileiros e permitirá a geração de imagens com maior definição, aptas, por exemplo, a monitorar o meio ambiente e prover a gestão de recursos naturais.Imagens de satélite gratuitasAssociado aos satélites da série CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite), o Amazônia-1 produzirá imagens com maior freqüência e maior definição, adequadas para monitorar o ambiente e gerenciar recursos naturais.Tais imagens poderão ser utilizadas em todo o mundo, pois o Brasil, através do INPE, adota a política de dados livres, considerados bens públicos e disponibilizados gratuitamente pela Internet.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Coleta seletiva de lixo?



A coleta seletiva de lixo é separação dos materiais recicláveis do restante do lixo. Os principais materiais recicláveis são os papéis, vidros, plásticos e metais. A coleta seletiva do lixo começa na nossa própria casa, onde devemos separar os materiais recicláveis do restante do lixo e entregar nos postos de coleta mais próximos de nossas casas. Existem outras formas de colaborar, como por exemplo, reutilizando materiais que antes eram jogados no lixo, como garrafas e latas de refrigerante que podem ser pintadas e utilizadas como objetos de decoração.
Além de reduzir a poluição ambiental contribuindo para a saúde da população, a coleta seletiva de lixo, bem como a redução do lixo gerado por cada residência é uma lição de cidadania.



TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO NA NATUREZA

PAPEL - DE 3 A 6 MESES

PANO - DE 6 A 1 ANO

FILTRO DE CIGARRO - 5 ANOS

CHICLE - 5 ANOS

MADEIRA PINTADA - 13 ANOS

NYLON - MAIS DE 30 ANOS

PLÁSTICO - MAIS DE 100 ANOS

METAL - MAIS DE 100 ANOS

BORRACHA - TEMPO INDETERMINADO

VIDRO - 1 MILHÃO DE ANOS

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Dia 27 de Julho - Dia de Prevenção de Acidentes no Trabalho


O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, quando o Ministério do Trabalho publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Era um período de fragilidade com relação à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.
As doenças ocupacionais como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos), os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), doenças ergonômicas, e até o estresse e a depressão, são facilitadoras para a ocorrência de acidentes de trabalho mais graves, principalmente quando não são tratadas a tempo. Artigo publicado em dezembro de 2006 pelo Internacional Journal of Occupational Health, mostra que países da América Latina e Caribe chegam a alcançar as margens de gasto de até 10% de seu Produto Interno Bruto (PIB) com acidentes provenientes do trabalho. São registradas, anualmente, cerca de dois milhões de mortes de trabalhadores devido a condições impróprias de trabalho. Entre os casos registrados, 70% deles são frutos de lesões ou distúrbios relacionados ao trabalho cotidiano, revela a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em pesquisa realizada em 2005, a região Sul do Brasil aparece com os mais altos índices de acidentes, 2,11% acima da média nacional.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Os 10 tornados mais destruidores da história


A maior parte dos tornados mais destruidores do mundo acontece nos Estados Unidos, mas os tornados também causam danos violentos e destrutivos em outros países ao redor do mundo.Esses tornados causam enormes perdas de propriedades e de muitas vidas preciosas a cada ano. A intensidade dos tornados é classificada na escala Fujita que vai de F0 até F6, sendo o F0 o mais fraco e o F6 o mais forte. Atualmente, existe uma nova versão da escala Fujita, a escala Fujita melhorada, que vai de F0 a F5. Tornados com intensidade F5 são muito raros de se observar enquanto tornados F6, apesar de ser aceitado na escala Fujita convencional, são apenas hipotéticos.A coloração cinza ou "amarronzada" dos tornados ocorre devido aos detritos e poeira que ele desloca. Quando ocorre sobre uma porção grande de água (mar, lagos ou grandes rios), o fênomeno recebe o nome de tromba de água.


Veja na íntegra:

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Garrafinha com filtro???




Esta garrafinha é salvadora, alem de carregar a água que nos hidrata, possui um filtro que mata bactérias e parasitas. Você pode reabastecer naquela mina da água na caminhada, que o filtro garante purificar o liquido.


segunda-feira, 14 de julho de 2008

“De quem é esta floresta amazônica, afinal?”,


Uma reportagem publicada no jornal americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil. No texto intitulado “De quem é esta floresta amazônica, afinal?”, assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro Alexei Barrionuevo, o jornal diz que “um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território”.O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que “ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós”.“Esses comentários não são bem-aceitos aqui (no Brasil)“, diz o jornal. “Aliás, eles reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos.”Acesso restritoO jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.“Mas muitos especialistas em Amazônia dizem que as restrições propostas entram em conflito com os próprios esforços (do presidente Lula) de dar ao Brasil uma voz maior nas negociações sobre mudanças climáticas globais - um reconhecimento implícito de que a Amazônia é crítica para o mundo como um todo”, afirma a reportagem.O jornal diz que “visto em um contexto global, as restrições refletem um debate maior sobre direitos de soberania contra o patrimônio da humanidade”.“Também existe uma briga sobre quem tem o direito de dar acesso a cientistas internacionais e ambientalistas que querem proteger essas áreas, e para companhias que querem explorá-las.”“É uma briga que deve apenas se tornar mais complicada nos próximos anos, à luz de duas tendências conflituosas: uma demanda crescente por recursos energéticos e uma preocupação crescente com mudanças climáticas e poluição.”

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Aves adaptam o seu canto ao meio urbano.


As aves canoras modificam a sua forma de cantar quando habitam nas cidades, revela um estudo elaborado na Universidade de Leiden, Holanda.
Em comparação com os espécimes que vivem na floresta, as aves "citadinas" cantam temas mais curtos, acelerados e fazem-no numa frequência mais alta.
A rápida urbanização da paisagem e o subsequente aumento do ruído ambiente revelaram-se problemáticos para animais que usam o som como forma de comunicação. Isto é especialmente importante para os pássaros já que o ruído das grandes urbes pode sobrepôr-se à troca vital de informações que permite aos machos atrair as fêmeas.
Para além de utilizar um vasto espectro de frequências, podendo ajustar o seu canto ao ambiente circundante, o chapim real tem ainda a capacidade de "apanhar" novas canções dos "vizinhos" quando se muda para novas paragens.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Por que o nome de certos países da Ásia termina em 'istão'?




O sufixo 'stão' vem da língua persa, ou farsi, que já era falada no século 6 a.C. A raiz 'stan' significa 'país' ou 'lugar de'. Assim, os nomes dessas nações são compostos pelos nomes dos povos pré-iranianos que viviam nos locais, seguidos do sufixo. Conheça a origem dos principais prefixos:1 - CAZAQUISTÃO 'Alguém independente e livre', usado também pelos russos (cossacos)2 - UZBEQUISTÃO 'Homens genuínos', do turco. Nome dado a tribos persas nômades3 - TURCOMENISTÃO Como o antigo povo da Ásia chamava a si mesmo4 - QUIRGUISTÃO Do turco antigo, significa '40 tribos'5 - TADJIQUISTÃO 'Cabeça coroada', do persa6 - AFEGANISTÃO Referente ao nome de um imperador iraniano, Apakan7 - PAQUISTÃO Exceção à regra, 'pak' reúne as iniciais de Punjab, Afeganistão e Cachemira (Kashmir)Fonte: Worldatlas.com

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Veja os males do cigarro sobre seu organismo


Você fuma? Então veja os males do cigarro sobre seu organismo e também das pessoas que estão a sua volta cotidianamente.É do tabaco, erva da família das solanáceas (Nicotiana tabacum) que possui nicotina, que é feito o cigarro. O cigarro contém uma mistura de cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Parte delas é gasosa – incluindo o monóxido de carbono, e algumas são partículas, como o alcatrão, a nicotina e a água. O alcatrão, além dos radioativos urânio, polônio 210 e carbono 14, concentra 43 substâncias comprovadamente carcinogênicas, ou seja, que provocam o câncer, já que alteram o núcleo das células. A fumaça do cigarro contém toxinas que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes. Estes cílios, semelhantes a cabelos muito finos, são projeções da mucosa que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão. Quando têm seus movimentos paralisados pela exposição à fumaça do cigarro, as secreções acumulam-se, contribuindo para a tosse ou pigarro típico do fumante e para o surgimento de infecções respiratórias, freqüentes em quem tem contato com a fumaça. A fumaça do cigarro é também constituída por monóxido de carbono (CO), cuja concentração no sangue circulante de quem fuma aumenta rapidamente pela manhã, continua a subir durante o dia e decresce à noite. Aproximadamente, 3 a 6% da fumaça do cigarro são compostos por monóxido de carbono. Quando inalado, o monóxido de carbono atinge os pulmões e dali segue para o sangue, reduzindo sua capacidade de carregar oxigênio. Em conseqüência, as células deixam de respirar e produzir energia, o que faz com que o fumante tenha o fôlego prejudicado e fique exposto ao risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Além de venenoso em altas concentrações, o CO está implicado em muitas doenças associadas ao fumo, inclusive nos efeitos danosos sobre o desenvolvimento do feto das grávidas tabagistas. A nicotina, outra das substâncias encontradas no cigarro, diminui a capacidade de circulação sangüínea, aumenta a deposição de gordura nas paredes dos vasos e sobrecarrega o coração, podendo levar ao infarto do miocárdio e ao câncer, mas seu papel mais importante é reforçar e potencializar a vontade de fumar. Ela atua da mesma forma que a cocaína, o álcool e a morfina, causando dependência e obrigando o fumante a usar continuamente o cigarro. Em altas concentrações, é também venenosa.

Perdas - Pesquisas evidenciam as perdas econômicas causadas pelo cigarro em fumantes e não-fumantes, tais como: faltas ao trabalho; queda de produtividade; aposentadorias precoces; mortes prematuras; custos com a manutenção de imóveis, aparelhagens, móveis, tapetes, cortinas, etc. danificados; incêndios rurais e urbanos; acidentes de trabalho e, acidentes de trânsito. Ressalte-se que a totalidade dos gastos sociais decorrentes do tabagismo supera em muito a arrecadação de impostos que ele proporciona: o câncer, segunda causa de morte por doença no país, é responsável por grandes gastos com tratamentos e internações hospitalares, uma vez que 90% dos cânceres de pulmão e 30% de todos os outros tipos de câncer são devidos ao tabagismo. As doenças cardiovasculares, primeira causa de morte no país, bem como a bronquite crônica e o enfisema, estão diretamente relacionadas ao uso de tabaco e geram importantes gastos na área da saúde. Apenas estes dois exemplos nos dão a dimensão das perdas econômicas geradas pelo tabagismo, aliados à queda na qualidade de vida do trabalhador. Paralelamente, ainda existem os gastos economicamente não mensuráveis, como a dor, o sofrimento pessoal e familiar dos vitimados - nem sempre considerados.


Não-fumantes - Os fumantes não são os únicos expostos aos males do cigarro. Também os não-fumantes são atingidos, já que passam a ser fumantes passivos. Onde quer que alguém esteja fumando, são encontradas partículas da fumaça do cigarro, principalmente em locais fechados, residenciais ou públicos. Rapidamente, as concentrações das substâncias tóxicas da fumaça excedem os níveis considerados padrões para a qualidade do ar ambiente. O cigarro é considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS – como o maior agente de poluição doméstica e ambiental, tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo diário em locais fechados, tais como os de trabalho, residência e lazer. Atualmente, por todo o mundo, cada vez mais as autoridades governamentais têm estabelecido regulamentos e leis de proteção aos não-fumantes; além disso, há crescente aumento da conscientização dos indivíduos sobre a qualidade do ar que respiram, não só em casa, como nos ambientes de trabalho e locais públicos. Também no Brasil, progressivamente, surgem leis em nível estadual e municipal preservando os direitos dos não-fumantes, o que mostra avanço na conscientização das autoridades no que tange à poluição tabágica ambiental. A qualidade do ar que respiramos é fundamental para nossa saúde, bem como para o bom desempenho de nossas funções cotidianas. A permanência em um ambiente poluído com nicotina faz com que absorvamos substâncias em concentrações semelhantes às de quem fuma. Tal comprovação é realizada através da medição da cotitina, principal produto da decomposição da nicotina - substância que pode ser encontrada no sangue e na urina dos não-fumantes que moram, convivem ou trabalham com fumantes. No Brasil, estima-se, anualmente, a morte precoce de 80 mil pessoas em virtude do tabagismo, número esse que vem aumentando ano a ano. Em outras palavras, cerca de 10 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, sendo o câncer a principal causa de morte.

Os vários vitoriosos na libertação de Ingrid


A libertação da senadora Ingrid Betancourt é uma vitória humanitária em primeiro lugar. Ela é vítima inocente de uma guerra suja. Era apenas uma mulher candidata a presidente da República quando foi seqüestrada e transformada em ativo nas mãos dos seqüestradores. É uma vitória da França, que lutou pela sua cidadã (ela é meio francesa). É uma vitória da pressão diplomática dos países que se empenharam nisso, como a própria França, por exemplo. Nesta lista de países que pressionaram as Farc e seus aliados, não está, infelizmente, o Brasil, que preferiu sempre lavar as mãos em relação às barbaridades cometidas pelos "de esquerda" no continente. Mas é também uma vitória retumbante do governo da Colômbia, que montou uma operação difícil e arriscada para regatar a senadora e quatorze outros cidadãos. Uribe foi criticado até pela familia dela por não querer aceitar as condições impostas pelos terroristas e agora vai entregar sãs e salvos às suas familias, como informou o ministro da Defesa, Ingrid e 14 outros sequestrados. Além disso prendeu terroristas que entregará à Justiça. O ideal seria que a partir do óbvio enfraquecimento dos últimos tempos, as Farcs aceitassem entrar no jogo democrático. O movimento envelheceu e se degenerou. Era em 1964 quando foi criado um movimento típico da época de luta pelo poder para construir um governo comunista. Agora, 44 anos depois, esse ideal caducou, os países que eram comunistas deixaram de ser, e os guerrilheiros viraram terroristas e narcotraficantes. As circunstância da libertação ainda não estão totalmente claras. Mas não resta dúvida de que o resgate de Ingrid representa um marco.Sobretudo este é um momento emocionante para os filhos de Ingrid, Lorenzo e Melanie. Eles lutaram pela mãe com tudo o que puderam, nunca desistiram dela e construíram uma importante rede de aliados. Portanto, se pudermos escolher um grande vencedor são eles: os filhos de Ingrid.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Homem 'grávido' deu à luz uma menina


EUA. Thomas Beatie nasceu mulher e manteve os órgãos femininos
Fonte hospitalar garantiu à ABC ter-se tratado de parto natural
Conhecido como o "homem grávido", Thomas Beatie deu à luz uma menina no hospital de Bend, a cidade onde vive no estado americano do Oregon. Nascido Tracy Lagondino, há dez anos este iniciou um processo de mudança de sexo, mas apesar da barba que a testosterona lhe deu Beatie manteve os órgãos reprodutores femininos, o que lhe permitiu engravidar. Apesar de não terem sido divulgados pormenores sobre o parto, uma fonte hospitalar disse ontem à televisão ABC ter decorrido de forma natural e acrescentou: "É uma bebé muito bonita".


quinta-feira, 3 de julho de 2008

O QUE É TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA?

Também conhecido como Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta, o TAC é um acordo firmado entre o Ministério Público e a parte interessada, de modo que esta se comprometa a agir de acordo com as leis trabalhistas, sob pena de multa, tal como dispõe o art. 5º, § 6º da Lei 7.347/1985.
É, portanto, um título executivo extra-judicial, o que significa dizer que seu descumprimento enseja uma ação de execução, proposta pelo Ministério Público do Trabalho junto à Justiça do Trabalho.