Venha conhecer...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Evolução Tecnológica


O piloto suíço Yves Rossy, também conhecido como 'homem-jato', conseguiu nesta sexta-feira a façanha de cruzar o Canal da Mancha com uma asa de carbono dotada de quatro turbinas portáteis fixada em suas costas.Yves Rossy, 49 anos, realizou com êxito um vôo entre Calais (França) e Dover (Inglaterra), ou seja, 35 km percorridos em cerca de 10 minutos, constatou um jornalista da AFP."Provei que é possível voar como um pássaro. Meu objetivo era realizar um sonho. Ter uma idéia na cabeça e conseguir colocá-la em prática é a coisa mais gratificante que existe", explicou o suíço aos jornalistas assim que chegou a Dover.Yves Rossy foi largado de um pequeno avião a cerca de 2.500 metros de altura de Calais, com sua asa já aberta nas costas.Assim que chegou à costa inglesa, ele cortou o sistema de propulsão de sua asa, que pode alcançar 200 km/h, para abrir um pára-quedas a 1.500 metros do solo e pousar em um campo, perto de um farol instalado nas falésias de Dover.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Poluição do ar


A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Para refletir...


"O fracasso é uma excelente oportunidade para o sucesso".
(Autor desconhecido)

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Valor da Amizade






Diz a sabedoria popular que: “quem tem um amigo tem um tesouro”. Um provérbio árabe ensina que: “pode-se viver sem um irmão, mas não sem um amigo”.
Realmente a amizade é algo necessário em nossas vidas, uma das maiores manifestações de amor, esvaziamento e doação que podemos oferecer às pessoas que amamos e que queremos bem.
Quando amamos sinceramente a um amigo, devemos fazê-lo sem nenhum sentimento de posse. Nossa amizade deve ser sempre leal e desinteressada.
Normalmente, nosso amigo não é nosso parente, não tem nosso sangue e nem nosso nome, é apenas aquela pessoa a quem muito queremos e nos afinamos.
Com ele, aprendemos amar, renunciando a todo desejo de posse. O verdadeiro amigo é aquele que sempre está pronto a doar. O bom amigo se conhece na adversidade através da palavra de conforto, do conselho e da mão amiga que sempre nos infunda confiança e segurança.
Como é bom sentir que o amigo nos aceita como somos, sem críticas nem censuras, e que, apesar de nossos erros e defeitos, estão sempre prontos a nos compreender e a nos querer bem.
Doe sempre mais aos seus amigos demonstrando-lhes o valor da amizade, mas nunca espere ser correspondido.
Lembre-se de Jesus que nos amou com fidelidade e sem limites, até mesmo diante da fraqueza de Judas, relevou suas faltas e na hora do beijo supremo da traição, ainda o considerou amigo.
Releve também as faltas e os erros de seus amigos e cultive sempre a amizade, pois ela se assemelha a uma plantinha que precisa ser irrigada, adubada e tratada com afeto e carinho.
O verdadeiro amigo é uma bênção divina, porque ele nos fortalece nas horas difíceis, nos estimula e nos incentiva ao crescimento e ao progresso.
Agradeço a Deus por ter me dado amigos que me fazem ser mais feliz a cada instante, com puxões de orelha, momentos marcantes, palavras de carinho e aconchego em meio a dificuldades, sobrevivendo a tempestades, ressurgindo até mais forte delas...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O BRASIL E O MEIO AMBIENTE


O Brasil não é assim tão "verde"...


Em estudo recente, o Brasil ficou colocado em 34º lugar entre 149 países mais comprometidos com o meio ambiente. Mas será que este é um número satisfatório para os brasileiros? A Newsweek achou que o Brasil merecia uma colocação melhor graças ao uso do etanol e das hidrelétricas como principal fonte de energia. Mas a revista chamou atenção para o desmatamento crescente em nossas terras. O mais triste desta história, é que temos potencial para figurar entre os primeiros. Falta mais investimento por parte do governo em programas de educação ambiental, fiscalização das áreas protegidas e agentes ambientais. Falta, finalmente, mais rigor na aplicação das leis existentes.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

NOVA BIOMASSA


O Brasil descobrirá ainda este ano uma nova utilidade para um produto que até então só é usado para alimentar gado. Planta de origem africana, o capim-elefante será transformado em energia elétrica a partir de novembro. A Sykué Byonergia será a primeira termoelétrica nacional movida a esta biomassa que demandou investimentos de R$80 milhões. A planta está em fase final de construção em São Desidério, Oeste da Bahia, há 869 km de Salvador

A capacidade inicial do projeto é de 30MW, com previsão de aumentos gradativos.


terça-feira, 9 de setembro de 2008

CASTRAÇÃO QUÍMICA???


Talvez essa seja uma solução para amenizar esse problema que aterroriza tantas vidas inocentes:


Com o intuito de inibir o desejo sexual em pedófilos, o Ambulatório de Transtornos de Sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, São Paulo, está utilizando a “castração química“.
São injetados hormônios femininos nos homens que apresentam esta tendência.
O responsável pelo serviço, o psiquiatra Danilo Baltieri, doutor pela Universidade de São Paulo, afirmou ao jornal que além de fazer o processo ele defende que seja feito. “Ou faço isso ou eles farão sexo com crianças.”
Para que o tratamento seja feito, Baltieri, que é Integrante do Conselho Penintenciário do Estado, diz que só realiza o procedimento quando o próprio paciente pede e assina um termo afirmando que consente com a realização.Muito bacana a iniciativa! Acho que vai funcionar para esses caras que são “voluntários”. Mas e os que agem na surdina? Esses são realmente os pedófilos perigosos…

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lixo reciclável recuperado no país ainda é pouco.




Enquanto cada brasileiro produz em média 920 gramas de lixo sólido por dia, a quantidade de lixo reciclável que é recuperada, seja na coleta seletiva seja por catadores, chega apenas a 2,8 kg por ano, por habitante. “É um volume baixo em relação ao que é produzido porque, na verdade, a coleta seletiva atinge um percentual só do volume produzido”, afirmou, em entrevista, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski.Os dados são do Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos/2006, feito pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), divulgado na quarta-feira (27) pelo Ministério das Cidades.Apesar do baixo índice de coleta seletiva, o secretário, Leodegar Tiscoski, disse que a quantidade de lixo produzido pode ser considerada boa.
- “Só que nos países desenvolvidos, esses volumes tendem a diminuir, uma vez que já existe uma política de redução da produção de lixo, ou seja, tanto nos domicílios quanto na indústria, o que é levado para a coleta é um volume menor, porque há uma redução na produção e há uma seleção prévia desse lixo, do que não vai para o aterro, mas para a reciclagem”.O diagnóstico do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) obteve informações de 247 municípios, que concentram quase 50% da população brasileira. Nessas cidades, 90% dos habitantes são atendidos pelo serviço de coleta de resíduos sólidos, lixo produzido em casa e na indústria que não é enviado para o esgoto.No entanto, a coleta seletiva formal, feita com caminhões adequados, está presente em 55,9% dos municípios pesquisados, enquanto catadores de lixo trabalham em 83% dos casos.

Entre os principais materiais coletados estão:
- papel e papelão (44,3%),
- plásticos (27,6%) e
- metais (15,3%).


Atualmente, segundo o secretário, existem no Brasil mais de 700 mil catadores de lixo reciclável. Cerca de 53% dos catadores dos municípios pesquisados estão ligados a alguma cooperativa. Em 160 cidades, “foram destinados (pela secretaria) R$ 50 milhões para a construção de galpões de catadores, um programa que visa a organizar essa classe”, para dar condições de trabalho melhores nas cooperativas e associações, informou Leodegar Tiscoski.Na opinião do secretário Leodegar Tiscoski, são necessárias ações tanto para conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo em casa quanto para instrumentalizar a coleta seletiva nos municípios.

“De nada adianta ter uma seleção no domicílio se é tudo jogado dentro de um volume só, não recebe nenhum tratamento; o transporte e a destinação têm que ser separados”, acrescentou Leodegar Tiscoski.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40324

sábado, 6 de setembro de 2008

Greenpeace lança mandamentos do sexo ecológico.


A seção mexicana da organização não-governamental Greenpeace lançou em seu site uma cartilha para fazer a vida sexual daqueles que estão preocupados com o meio ambiente muito mais ecológica.Lançada no início de agosto, a página é uma das mais acessadas do site da organização e trata as dicas para o sexo ecológico com bom humor. "Cuidar da terra nunca foi tão erótico", diz o texto.Na forma de um decálogo, as dicas dão conta de variadas preferências sexuais, das mais tradicionais às mais ousadas.O primeiro mandamento do sexo ecológico orienta os amantes a apagar as luzes como uma forma de economizar energia. "É possível começar uma revolução energética da sua cama", diz o texto.

Escravo da paixão - Os alimentos afrodisíacos são abordados no segundo mandamento do decálogo.A ONG orienta que os amantes utilizem frutas como o guaraná, cerejas e framboesas com procedência orgânica e livres de pesticidas. Ostras, mariscos e camarões também não são recomendados."A pesca destes animais está destruindo os oceanos em um âmbito nunca visto", afirma o Greenpeace mexicano.O uso de lubrificantes íntimos é abordado no quinto mandamento, que indica o produtos à base de água, nunca de petróleo, como a vaselina. O texto destaca também que a saliva ainda é muito útil para resolver o assunto."Grandes empresas petrolíferas estão destruindo o planeta. Não permita que se metam debaixo de seus lençóis", diz a ONG, que completa: "Seja um escravo da paixão, não do petróleo".

Cama e água - A procedência da madeira com que é feita a cama e até instrumentos usados em relações sado-masoquistas também deve ser levada em consideração pelos ecologistas na hora do amor.A organização recomenda que estes materiais devem possuir certificados ambientais que garantam que venham de processos de extração sustentável de madeira.A economia de água também deve ser observada, segundo o Greenpeace, que recomenda banhos em conjunto para evitar o desperdício do recurso.O último mandamento do decálogo do sexo ecológico ressuscita o velho lema dos hippies dos anos 1960: "Faça amor, não faça guerra". (Fonte: Estadão Online)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

É comum a população confundir aquecimento global com efeito estufa:


Efeito estufa - É um fenômeno natural necessário à nossa sobrevivência. Quando os raios solares são absorvidos pela superfície do planeta, parte é liberada como irradiação infravermelha. Alguns gases presentes na atmosfera, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), metano e gás carbônico, prendem estes raios, mantendo assim a temperatura do ambiente constante. O uso de combustíveis como petróleo e carvão, assim como alguns processos químicos e industriais, libera estes gases responsáveis pelo efeito estufa. Quando eles se acumulam muito, a temperatura aumenta além do normal. As árvores e algas marinhas são responsáveis por quebrar o gás carbônico e diminuir o problema. Com o desmatamento e a poluição marinha, esse “refrigerador natural” é prejudicado.

Aquecimento global – É o aumento da temperatura média do planeta. É conseqüência do efeito estufa e do desmatamento, e provoca várias anomalias climáticas. Previsões apontam para um acréscimo máximo de quatro graus até o fim do século. Nos últimos 100 anos, foi de apenas 0,7 grau. Uma das grandes preocupações quanto ao aquecimento global é o derretimento do gelo dos pólos Sul e Norte, que pode aumentar o nível do mar e inundar ilhas e áreas litorâneas. Outras geleiras, as dos Andes, já começaram a derreter.

As pesquisas mais recentes apontam a ação humana como principal causa do aquecimento global. Assim, fica cientificamente provado que preservar o planeta é, além de respeito à natureza e à humanidade, questão de sobrevivência.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sucesso na SIPATR 2008

















Foi realizada nos dias 26, 27, 28 e 29/08 a SIPATR da Usina Sapucaia.




Tivemos várias palestras voltados para vários assuntos como: Impactos do aquecimento global no Brasil, Relacionamento Interpessoal no Trabalho, Cuidado com o estresse, DST e também exibição de filmes de segurança do trabalho e meio ambiente. Tivemos aproximadamente 600 participantes durante a SIPATR 2008.